Então, querem saber como se faz pão do caminho élfico (AKA lembas)?

Pão do caminho (waybread) é aquele santo graal de nerds e geeks pelo mundo fora. Tolkien nem imaginava o mito que estava a criar quando, ao inspirar-se nos biscoitos secos que se levavam em viagem longas e no famoso bannock bread escocês, inventou o alimento élfico altamente nutritivo, que até era o suficiente para manter a mente de um hobbit longe de comida durante todo um dia.

Que ser humano decente não daria tudo o que tinha para receber das mãos da Galadriel uma lemba embrulhada numa folha da árvore de Mallorn? Bem, seria difícil de optar, se entretanto tivéssemos de escolher entre uma lemba das mãos da Galadriel e uma cota de mithril, das mãos de um anão… A vida está cheia de escolhas injustas! ( ´ ▽ ` )

Mas vamos ao que importa! A receita original foi encontrada emwww.geekychef.com, mas nós adaptámos quantidades e ingredientes até conseguirmos uma combinação deliciosa de bolacha por fora e fofa por dentro. Parece-vos bem?

Vão precisar de:

– 4 ovos

– 205g de farinha de centeio

– cerca de 450g de açúcar amarelo

– 56g de manteiga derretida

– 56g de amêndoas palitadas

– 2 colheres de chá de água de flor de laranjeira

– ½ colher de chá de extracto de amêndoa

– raspa e sumo de uma laranja de tamanho médio

– ½ colher de chá de sal

Não fiquem escandalizados com a quantidade de açúcar, já que a receita original pedia uma semelhante de mel. Como por aqui não suportamos o sabor do mel, optámos por açúcar menos refinado, mas que também dá um sabor diferente.

E que alterações podem fazer, perguntam por aí. Podem optar por qualquer outro tipo de fruto seco, em vez de amêndoas (nozes, nozes de macadâmia, avelãs… até alperces secos!), podem optar pela farinha de cevada ou de milho, e até substituir o extracto de amêndoa por baunilha. As combinações são tão vastas quanto os vossos gostos.

Se tiverem um sweet tooth mais acentuado, podem sempre optar por um pouco mais de açúcar amarelo. Façam como os putos e ponham o dedo na massa, para provar! (*≧▽≦)

Como fazer:

1 – Pré-aquecer o forno a 175ºC.

2 – Bater os ovos, manteiga derretida, raspa e sumo de laranja, essências de flor de laranjeira e de amêndoa, açúcar, amêndoas palitadas e sal até obter uma mistura homogénea.

3 – Adicionar a farinha em duas partes e mexer bem.

4 – Levar ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, cerca de 1 a 2 colheres de sopa da massa, por bolacha, durante cerca de 12 minutos

5 – Deixar arrefecer completamente, numa rede, e apreciar.

Não critiquem, senhores puristas. O mundo da ficção deixa muita margem de manobra para que possamos ser nós a tentar preencher os seus espaços, e tornar coisas realidade. Esta é a nossa versão do pão do caminho élfico e gostamos dela assim!

Agora, se nos dão licença, vamos ali buscar uma, devidamente embrulhada na sua folhinha, para levarmos connosco na nossa jornada de sábado! ( ^_^)

Mogu-Mogu!! ヾ(^∇^)

Blogue Mogu-Mogu (https://mogumogumunch.wordpress.com/)

waybread

Anúncios